Pais e Príncipes da física
Isaac Newton
Nascido quase um anos depois da morte de Galileu Galilei, considerado um dos "gigantes" da história da ciência, Isaac Newton revolucionou campos como a matemática, óptica, física e astronomia e é hoje muitas vezes considerado o " maior cientista de todos os tempos ". “Se vi mais longe, foi por estar de pé sobre os ombros de gigantes”, disse certa vez o britânico, certamente se referindo também ao trabalho do italiano. Newton, por sua vez, é considerado o pai da física moderna e serviu de influência para cientistas como Albert Einstein. Isaac Newton morreu há 286 anos, no dia 20 de março de 1727.
Foi um físico nascido na Alemanha teórico que desenvolveu a teoria da relatividade geral, efetuando uma revolução na física. Para esta realização, Einstein é frequentemente considerado como o pai da física moderna e um dos intelectos mais prolíficos da história humana. Enquanto melhor conhecido por sua fórmula de equivalência massa-energia E = mc², ele recebeu o Nobel 1921 Prêmio de Física "por seus serviços à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico". O último foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica dentro da física.
Perto do início de sua carreira, Einstein achava que a mecânica newtoniana não era mais suficiente para reconciliar as leis da mecânica clássica com as leis do campo eletromagnético. Isto levou ao desenvolvimento de sua teoria da relatividade especial. Ele percebeu, no entanto, que o princípio da relatividade também pode ser estendido para campos gravitacionais, e com a sua teoria da gravitação subseqüente, em 1916, ele publicou um artigo sobre a teoria da relatividade geral. Ele continuou a lidar com os problemas da mecânica estatística e teoria quântica, o que levou as suas explicações sobre a teoria de partículas e do movimento das moléculas. Ele também investigou as propriedades térmicas de luz, que lançou as bases da teoria do fóton de luz. Em 1917, Einstein aplicou a teoria da relatividade geral para modelar a estrutura do universo como um todo.
Ele estava visitando os Estados Unidos, quando Adolf Hitler chegou ao poder em 1933, e não voltar para a Alemanha, onde tinha sido professor da Academia de Ciências de Berlim. Instalou-se em os EUA, tornando-se um cidadão em 1940.
Na véspera da Segunda Guerra Mundial, ele ajudou alerta o presidente Franklin D. Roosevelt que a Alemanha pode estar desenvolvendo uma arma atômica, e recomendou que os EUA começam uma pesquisa semelhante,. Este levou ao que se tornaria o Projeto Manhattan. Einstein estava em suporte de defender as forças aliadas, mas em grande parte denunciada usando a nova descoberta da fissão nuclear como uma arma. Mais tarde, juntamente com Bertrand Russell, Einstein assinou o Manifesto Russell-Einstein, que destacou o perigo das armas nucleares. Einstein foi filiado ao Institute for Advanced Study em Princeton, New Jersey, até sua morte em 1955.
Einstein publicou mais de 300 trabalhos científicos, juntamente com mais de 150 obras não-científicas. Sua grande inteligência e originalidade fizeram a palavra "Einstein" sinônimo de gênio.
Galileu Galilei
Galileu Galilei foi físico, astrônomo, matemático e filósofo italiano que teve papel muito importante na revolução científica. Galileu nasceu no ano de 1564 em Pisa, Itália. Filho de uma família pobre, Galileu foi encaminhado pelo pai ao estudo de medicina, por ser esta uma profissão muito lucrativa. No entanto, a carreira médica não foi muito atraente para o jovem Galileu e seu espírito arquiteto desenvolveu o interesse por outros tipos de problemas.Galileu sempre foi muito dedicado aos estudos sobre os movimentos dos corpos, sendo ele o cientista que moldou as bases para que Isaac Newton descrevesse as três leis que explicam os movimentos dos corpos do universo. Diz a história que, certa vez, Galileu estava observando as oscilações de um lustre da Catedral de Pisa quando teve a idéia de fazer medidas do tempo de oscilação. Como naquela época ainda não haviam inventado o relógio e nem o cronômetro, Galilei fez a contagem do tempo de oscilação comparando-o com a contagem das batidas de seu próprio pulso. Fazendo isso ele verificou que mesmo quando as oscilações ficavam cada vez menores o tempo delas era sempre o mesmo. Em sua casa ele repetiu o experimento utilizando um pêndulo e novamente o resultado que tinha obtido com a oscilação do lustre foi confirmado, e verificou ainda que o tempo das oscilações dependiam do comprimento do fio. Com essas descobertas Galileu sugeriu o uso de um pêndulo de comprimento padrão para fazer a medida da pulsação de pacientes. Esse aparelho se tornou muito popular entre os médicos da época e foi a última contribuição desse físico para a medicina, pois o estudo de outros dispositivos mecânicos faz com que ele alterasse seu ramo profissional.
Muito legal👏
ResponderExcluirAdorei esse blog
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluirAmei esse blog.
ResponderExcluir